icon tituloNotícias

Últimas notícias do transporte coletivo de Ribeirão Preto

10.04.14

Transerp cadastra usuários do transporte coletivo para testar biometria digital.

Alguns usuários estão sendo chamados para fazer o cadastramento em caráter experimental.

O cadastramento acontece em caráter experimental para alguns usuários.

Uma nova fase de testes da biometria digital está sendo desenvolvida pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, juntamente com o Consórcio PróUrbano.

O sistema de biometria digital foi implantado nos ônibus que operam na linha Marincek e alguns de seus usuários, idosos e pessoas com necessidades especiais, já estão testando a tecnologia. Inicialmente, serão cadastrados 50 usuários, dos quais 40 idosos e 10 pessoas com necessidades especiais.

Foi o que aconteceu com Mara Lane da Costa. Ela já possui o cartão Nosso Especial e foi chamada ao posto de atendimento do PróUrbano para cadastramento no sistema de biometria digital. A partir de agora, usará o novo sistema toda vez que embarcar num ônibus da linha Marincek.

No posto de atendimento o usuário é orientado sobre a forma correta de usar o sistema da biometria digital. “Achei bom o novo sistema. Ficará mais fácil para ingressar no ônibus e mais seguro também”, afirma Mara Lane da Costa.

Toda essa fase de testes está sendo acompanhada pelos funcionários da Transerp e do PróUrbano, que diariamente entram em contato por telefone com os usuários que utilizaram o cartão no dia anterior, visando obter informações sobre a ocorrência de qualquer anormalidade.

Biometria digital - A tecnologia tem como objetivo identificar o usuário do transporte coletivo pelo reconhecimento de sua digital pelo equipamento instalado junto à catraca do ônibus.

O sistema será utilizado por aquelas pessoas que têm direito a algum benefício tarifário, ou seja, usuários dos cartões Estudante, Sênior, Especial e Vale Transporte.


O sistema de biometria digital está em teste nos ônibus que operam na linha Marincek

Atualmente estão em circulação na cidade cerca de 200 mil cartões e aproximadamente 170 mil farão uso da biometria após a implantação total do sistema.

De acordo com o diretor superintendente da Transerp, William Latuf, outra tecnologia também será testada. “Neste primeiro momento estamos realizando os testes com a tecnologia da biometria digital, mas também testaremos a de reconhecimento facial. O sistema que apresentar melhor desempenho será implantado em toda a frota de ônibus e microônibus que opera no nosso transporte coletivo urbano”, explica Latuf.

 

Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j332exibeNoticia2.htm?id=27757