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O terminal terá nove plataformas com capacidade total para 40 ônibus. Serão atendidas 70 linhas.
O projeto do terminal de ônibus Jerônimo Gonçalves foi apresentado nesta quarta-feira, dia 26, no Salão Nobre da Prefeitura de Ribeirão Preto. O novo terminal terá nove plataformas, capacidade para acomodar 40 ônibus no total, atendimento de 70 linhas e previsão de demanda diária de 60 mil usuários.
Com área total de 11.506 m², farão parte das instalações do terminal, que será construído em área ao lado da rodoviária, sanitários públicos, sanitários para pessoas com necessidades especiais, fraldário, sala de emissão e recarga de cartão eletrônico, sala de espera climatizada, sala de controle operacional, vestiários/sanitários para motoristas, fiscais e administrativos, refeitório, sala para o órgão gestor (Transerp), posto de segurança, mangueira para ônibus, paraciclos e lanchonete.
A prefeita Dárcy Vera aprovou o projeto e pediu rapidez na construção do terminal. “O projeto ficou maravilhoso. Pedi que tivesse o mesmo padrão de qualidade do terminal do RibeirãoShopping e fui atendida. Quero rapidez na construção do terminal porque tenho pressa em devolver os terminais de ônibus à população”.
“Com esse terminal estamos dando continuidade à implantação da nova rede de transporte coletivo de Ribeirão Preto, que demos início no ano passado”, ressaltou o diretor superintendente da Transerp, William Latuf.
O vice-presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Ribeirão Preto, Alcides Lopes Souza, agradeceu a prefeita pelo empenho na construção dos terminais na cidade. “Os motoristas estão muito agradecidos por essa grande obra que será feita em Ribeirão Preto”.
O gerente de Transporte da Transerp, Reynaldo Lapate, também fez uma apresentação do histórico dos terminais de ônibus em Ribeirão Preto.
Também participaram do evento de apresentação do projeto do terminal Jerônimo Gonçalves, secretários municipais, vereadores e representantes de bairros.
Histórico – Até o ano de 1981 Ribeirão Preto contava apenas com o Terminal Carlos Gomes. Em 1982 foi inaugurado o terminal Antônio Achê, junto ao Mercado Municipal. Em 1988 foi criado o recinto para integração tarifária do sistema trólebus no Terminal Carlos Gomes.
Já em 1999 foram desativados o sistema de trólebus e o terminal Carlos Gomes. Em 2000, ocorreu a desativação do terminal Antônio Achê para a construção do Centro Popular de Compras, com início da utilização de plataforma da estação rodoviária.
Em 2008 houve a transferência das linhas urbanas atendidas pela estação rodoviária para defronte o Mercado Municipal e o Centro Popular de Compras. No mesmo ano foi iniciada a operação de duas plataformas defronte à estação rodoviária. Em 2010 foi iniciada a operação de uma nova plataforma construída próxima à estação rodoviária.
Após quase 30 anos, em 2012, houve a assinatura do contrato de concessão do novo sistema do transporte coletivo urbano, incluindo a construção do terminal Jerônimo Gonçalves, do terminal Central e da Estação Catedral.
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