icon tituloNotícias

Últimas notícias do transporte coletivo de Ribeirão Preto

05.03.14

Para este ano está prevista a construção de seis terminais, além de mais quatro para o ano de 2015.

Projeto deverá ser apresentado para a imprensa nos próximos dias.

Prefeita conhece detalhes do projeto do terminal que será instalado na avenida Jerônimo Gonçalves.

Para este ano está prevista a construção de seis terminais, além de mais quatro para o ano de 2015. Projeto deverá ser apresentado para a imprensa nos próximos dias

Para garantir melhores condições na utilização do transporte coletivo aos usuários, a Administração Municipal investe na reestruturação do segmento com a construção de novos terminais e estações. Na manhã desta segunda-feira, dia 24, a prefeita Dárcy Vera recebeu em seu gabinete, o superintendente da Transerp, Willian Latuf, que apresentou o projeto final do terminal que será instalado na avenida Jerônimo Gonçalves. A proposta será apresentada à imprensa nos próximos dias.

Para este ano estão previstas a instalação de seis terminais de ônibus. Além da avenida Jerônimo Gonçalves, será construída uma estação na Praça das Bandeiras (Catedral) e mais quatro terminais regionais, como Bonfim Paulista, USP, São José e Planalto Verde.  

A iniciativa consta da licitação do transporte coletivo, que não era renovada há mais de 20 anos, e que prevê, ainda, a construção de mais quatro terminais para o ano de 2015, sendo um na região central e três regionais. “Os terminais garantem mais segurança e conforto aos usuários. A volta dessa estrutura é um antigo pedido da população, que teve os últimos terminais desativados no ano de 2000”, destacou Dárcy.

Terminais Urbanos - Desde que o Terminal Carlos Gomes foi desativado, em 1999, e o Terminal Antônio Achê, no ano de 2000, os usuários do transporte coletivo não contam mais com esse tipo de estrutura. O objetivo é que os espaços contem com estrutura adequada para atender a elevada demanda populacional, a exemplo do terminal urbano instalado no entorno do Ribeirão Shopping.

Já as estações servirão como ponto de conexão entre as linhas alimentadoras, convencionais e estruturais e terão ambiente aberto no sistema viário, cobertura com estrutura de abrigos de maior porte, sanitários e painéis digitais com informações de horários das viagens.

A licitação - A licitação do transporte coletivo já traz importantes benefícios para os usuários, como a tarifa única, isenção para estudantes, a ampliação de 12% da frota de ônibus, criação de 19 novas linhas, sendo sete convencionais, quatro alimentadoras (Leva e Traz), e oito estruturais, utilizando veículos tipo padron. Outras melhorias, como a ampliação de 500 abrigos, implantação de 56 quilômetros de corredores estruturais, entre outras iniciativas, também estão previstas.