icon tituloNotícias

Últimas notícias do transporte coletivo de Ribeirão Preto

05.03.14

Obras do terminal Jerônimo Gonçalves devem ter início até abril.

O projeto do novo terminal foi apresentado na última quarta-feira .

As obras do terminal Jerônimo Gonçalves estão previstas para serem iniciadas até o próximo mês de abril. Será o segundo terminal de ônibus devolvido a população ribeirão-pretana desde a desativação dos terminais Carlos Gomes e Antônio Achê. O primeiro terminal que integra o novo sistema de transporte coletivo de Ribeirão Preto foi entregue em dezembro de 2012, no entorno do RibeirãoShopping, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o grupo Multiplan.

O projeto do terminal Jerônimo Gonçalves foi apresentado nesta quarta-feira, dia 26, no Salão Nobre da Prefeitura de Ribeirão Preto e a prefeita Dárcy Vera pediu rapidez na construção. “Quero rapidez na construção do terminal Jerônimo Gonçalves porque tenho pressa em devolver os terminais de ônibus à população”.

O novo terminal terá nove plataformas, capacidade para acomodar 40 ônibus no total, atendimento de 70 linhas e previsão de demanda diária de 60 mil usuários.

Com área total de 11.506 m², farão parte das instalações do terminal, que será construído em área ao lado da rodoviária, sanitários públicos, sanitários para pessoas com necessidades especiais, fraldário, sala de emissão e recarga de cartão eletrônico, sala de espera climatizada, sala de controle operacional, vestiários/sanitários para motoristas, fiscais e administrativos, refeitório, sala para o órgão gestor (Transerp), posto de segurança, mangueira para ônibus, paraciclos e lanchonete.

Histórico – Até o ano de 1981 Ribeirão Preto contava apenas com o Terminal Carlos Gomes. Em 1982 foi inaugurado o terminal Antônio Achê, junto ao Mercado Municipal. Em 1988 foi criado o recinto para integração tarifária do sistema trólebus no Terminal Carlos Gomes.

Já em 1999 foram desativados o sistema de trólebus e o terminal Carlos Gomes. Em 2000, ocorreu a desativação do terminal Antônio Achê para a construção do Centro Popular de Compras, com início da utilização de plataforma da estação rodoviária.